Meu Usado Novo

Ofertas por região
ATUALIZAR

Ofertas de Todos Estados , Todas Cidades

Atualize sua região
NEWSLETTER

Cadastre-se e receba notícias exclusivas!

DESTAQUES
Notícias

Como comprar um caminhão?

O que levar em conta na hora de comprar um caminhão - 06/08/2012

Estamos num momento muito interessante para aquisição de veículos.
No entanto, diferente da compra de um automóvel (que em 80% dos casos é emocional), a compra de um caminhão deve ser feita com cautela.

Dentre todos os critérios levados em consideração na hora de comprar um caminhão, sem dúvidas, o rendimento do motor e a produtividade final pesam muito no processo de decisão.

A diferença entre caminhões leves e extrapesados chega a 300 cavalos de potência, portanto, as opções de motorização do mercado são tão múltiplas como as possibilidades de utilização. O primeiro passo é identificar o tipo de carga que será transportado, saber se ele vai variar muito, se exige agilidade para descarregar, entre outros fatores.

Além da escolha da potência do motor, é preciso avaliar como será a carroceria do caminhão, para adequar a distribuição do peso de acordo com as leis da balança e manter uma média de velocidade dentro do esperado.
A rota feita pelo caminhão é outra variável determinante na escolha de uma marca ou modelo. O tipo de estrada pode exigir uma relação maior de torque, como uma serra, por exemplo, que exige mais potência para manter uma boa velocidade média. Uma região de estradas esburacadas, com rodovias ruins, pode exigir um veículo mais resistente.

Muitas vezes, a escolha do caminhão é baseada na vivência da transportadora ou do motorista, que conhecem bem as rotas, o tipo de carga e caçamba ideais para cada trabalho. Porém, cada vez mais a análise detalhada dos dados de rendimento da frota se faz necessária e pode gerar surpresas até aos mais experientes.

Lembrando que quem adquire um caminhão deve se preocupar também com:

  • Habilitação na categoria C
  • Emplacamento
  • Licenciamento
  • IPVA
  • Seguro obrigatório DPVAT (Já falamos sobre este seguro aqui)
  • Seguros extras (contra roubo, terceiros, colisões, etc.)
  • Manutenção (trocas de óleo, pneus, amortecedores, revisões periódicas, etc.)
  • Possíveis multas de trânsito

  • A melhor solução sempre é comprar à vista. Mas como o investimento em "pesados" é bem mais salgado do que em outro veículo, a maioria das pessoas parte para outras alternativas como CDC (Crédito Direto ao Consumidor - recomendado para pessoas físicas), Consórcio (para quem não tem pressa e não quer pagar juros), Leasing (ou Arrendamento mercantil, recomendado para empresas) e Finame (Financiamento a juros reduzidos e prazos largos). Verifique em qual perfil você se encaixa e procure diferentes instituições financeiras antes de decidir.

    Se for optar por comprar um Caminhão Usado fique atento aos seguintes itens:

    • Dê preferência para caminhões com garantia da concessionária ou de lojista que tenha experiência no mercado.
    • Consulte o Detran para ver se o caminhão não é roubado, não tem sinistro, multas ou bloqueios.
    • Verifique se o número do chassi confere com o número do documento.
    • Descubra o número de proprietários anteriores.
    • Veja o histórico de manutenção do veículo e se ele apresentou problemas mecânicos anteriores.
    • Caso compre o veículo em leilão, em que o valor está sempre abaixo do mercado, lembre-se de que ele deverá ser pago à vista e que o comprador deverá arcar com possíveis débitos de IPVA e multas.


    Aqui no Meu Usado Novo você encontra vários caminhões de lojistas de todo o país.
    Faça sua busca por região e procure o veículo que se encaixe ao seu perfil. Alguns receberam tantas visitas em nosso portal que ganharam o status de "Partidão da Semana" do @Meu Usado Novo. Veja quais foram estes pesados no nosso álbum do Facebook.

COMENTÁRIOS

carregando comentários...
COMPARTILHE